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HMTF, UMMI e UPA 24h ganham novo gestor; veja mudanças

01/05/2017 - 16h32

A partir desta segunda-feira (01), a organização social S3 Estratégias e Soluções em Saúde assume a gestão hospitalar da UPA 24Horas, UMMI (Hospital Materno Infantil) e o HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas).

As unidades ficarão a responsabilidade do diretor-executivo da S3 Estratégias e Soluções em Saúde, Mateus Simões, que vai atuar na prestação de serviço de excelência, garantindo o atendimento humanizado e gestão eficiente dos recursos humanos e financeiros disponíveis.

   Segundo o gestor, será feito de imediato, um treinamento das equipes, e depois implantar o ACCR (Acolhimento com Classificação de Risco), que é um instrumento internacional para atender de forma rápida e eficiente os pacientes que mais precisam. Ou seja, os pacientes mais graves são atendidos de imediato, independente da ordem de chegada.

Ainda de acordo com Mateus Simões, o ACCR será adotado nas três unidades. A UPA, por exemplo, soluciona cerca de 97% dos casos, pois oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o usuário chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação, esclarece o diretor-executivo.

   No processo de classificação de risco, a prioridade clínica é definida a partir da queixa que o usuário traz ao serviço de emergência, avaliação dos sinais e sintomas apresentados e aos discriminadores gerais.

Cada problema de saúde se enquadra em uma das cores estabelecidas pelo protocolo, veja abaixo:

  • Vermelho: o atendimento deve ser imediato, um minuto a mais pode ser crucial em casos como esse.

  • Laranja: o tempo de espera deve ser praticamente imediato, o paciente pode tolerar até 10 minutos para ser atendido.

  • Amarelo: pacientes que foram classificados nesse estágio necessitam de um rápido atendimento. Entretanto, podem aguardar até 60 minutos.

  • Verde: em situações como essa, o paciente pode aguardar cerca de 120 minutos para o atendimento ou até ser encaminhado para outros serviços de saúde.

  • Azul: os pacientes classificados nesse grau de risco podem esperar até 240 minutos pelo atendimento. Por se tratar de um caso praticamente sem urgência, os pacientes podem ser encaminhados para outros serviços de saúde.


Sulbahianews



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