Manchete

Saiba porque é impossível esconder casos positivos do novo coronavírus (Covid-19)

24/03/2020 - 20h25Por: Ascom PMTF

Desde a divulgação oficial do primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) em Teixeira de Freitas, feita pela Secretaria Municipal de Saúde, pessoas mal intencionadas divulgam e propagam fake news nas redes sociais sobre o assunto. E nos últimos dias, mais uma notícia falsa: a de que havia casos confirmados do Covid-19 em Teixeira de Freitas.

Fica fácil identificar que se trata de uma informação falsa e leviana. Os resultados dos exames feitos por pacientes suspeitos, são divulgados, pelo próprio laboratório em Salvador, em tempo real, no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que emite os resultados para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e para o Ministério da Saúde (MS) por meio do E-SUS, sistema informatizado integrado.

Segundo a diretora do Laboratório Municipal de Referência Regional (Lacen) de Teixeira de Freitas, Junia Garcia, é impossível para qualquer município, com algum caso positivo, omitir esta informação.

Esse é o objetivo do sistema GAL, que informatizou o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Nele, nós podemos acompanhar a rotina de exames, das etapas para realização até a obtenção de relatórios de produção, epidemiológicos e analíticos, nas redes estaduais de laboratórios de saúde pública”, explicou.

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da assessoria de comunicação, têm se destacado pela transparência e celeridade no processo de divulgação. A Secretaria Municipal de Saúde criou um canal direto para a população receber informações oficiais e seguras sobre o Covid-19, tirar dúvidas e notificar casos suspeitos. Além disso, tem o boletim diário com os dados atualizados, que é disponibilizado em todos os canais oficiais da prefeitura e para a imprensa.

O canal de comunicação “Informe Covid-19”, faz atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h via WhatsApp, pelo número (73) 9.9844-3768 e e-mail [email protected]. Nos demais dias e horários, o contato deve ser pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário