Destaque

Centro de Ensino Educação e Vida prepara estudantes para o ENEM

15/08/2017 - 15h07

⁠⁠Os momentos de prova costumam ser tensos para estudantes. Quando são provas decisivas, como no caso das provas do ENEM, a tensão fica maior ainda. Aí, o que faz toda a diferença é a preparação. Saber o conteúdo e estar treinado para esse momento são importantes diferenciais. Por isso, o Centro de Ensino, Educação e Vida (CEEV) realiza, em Teixeira de Freitas, o ENEM Júnior com os seus estudantes.

Neste ano, já em sua terceira edição, as provas começam a ser aplicadas na terça-feira (15), e seguem até sexta-feira (18), com duração mínima de 1h. O sistema avaliativo será em parceria com a Geekie, uma plataforma educacional referência em processos avaliativos externos, responsável pela produção do “Hora do Enem”, do Ministério da Educação (MEC) que já foi utilizada por mais de cinco milhões de pessoas.

O processo utilizado no CEEV chama-se “ENEM Júnior” porque utiliza as escalas de proficiência do SAEB e do ENEM como base, analisando as competências e as habilidades dos alunos por área de conhecimento. Nesse sentido, na correção, será aplicada na íntegra a TRI, trazendo um espectro diferente na forma de avaliar.

   Além disso, as perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas, ou seja, o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo.

No final, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos. Ela depende também da dificuldade das questões que o aluno acertou ou errou.

A escola receberá o retorno sobre o seu desempenho e seus alunos poderão atuar, junto com a assessoria pedagógica do Grupo Expoente, para corrigir os desvios encontrados. Hugo, coordenador pedagógico, recordou que no ano passado, 2016, o CEEV obteve os melhores resultados na BAHIA e destacou-se entre os 10 melhores.

A diretora Rosany Gouveia vê no ENEM Júnior a oportunidade de avaliar não só o desempenho de seus alunos, como também avalia o sistema de ensino Expoente, que a escola faz uso há mais de 10 anos, bem como o trabalho que seus profissionais de educação desempenham.

Em conversa com a turma do 6º ano, pode ser notado que há muitas expectativas. Segundo eles, é uma avaliação que inclui a marcação de gabaritos, uso determinado de um tempo, como se fosse a rotina de uma prova de concurso e, para eles, é uma maneira de ir treinando.

O CEEV tem turmas do Maternal ao Fundamental II, localiza-se na rua Ipiranga, 248 no Centro, e pode ser contatada através do telefone (73) 3291-3000. Faça uma visita!


Edição Bell Kojima/Repórter Coragem



Deixe seu comentário