Servidores da Saúde de Ibirapuã são capacitados em atendimento humanizado
Foi com o objetivo de atender melhor e de forma humanizada a população que a equipe de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapuã, participou de uma capacitação na Câmara Municipal de Vereadores na última sexta-feira, 31 de maio.
O treinamento ofertado pela Prefeitura Municipal de Ibirapuã (PMI) aos servidores que atuam em contato direto com a população abordou aspectos primordiais para um atendimento de excelência.
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Júlia Amécia Carvalho, psicóloga do município atuante no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Anabelle B. Chicon Boa Morte, psicóloga da empresa Movimente – Psicólogos Associados
“Geralmente quando um recepcionista recebe o cargo, ele vem com muita vontade de trabalhar mas não sabe como realizar a função, então esse treinamento é justamente para ensinar como fazer isso de uma forma receptiva e humanizada. As pessoas que procuram o setor já estão fragilizadas, daí a importância ainda maior de uma boa e acolhedora receptividade”, diz a psicóloga do município atuante no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Júlia Amécia Carvalho.
Debates de temas como, otimização do capital humano nas organizações públicas, case prático com leituras em grupos e discussões, levantamento das necessidades locais, atributos e competências necessárias e acolhimento humanizado, foram o conteúdo do treinamento que durou dois turnos do dia.
O treinamento foi aplicado através da empresa Movimente – Psicólogos Associados e contou com a presença das psicólogas, Anabelle B. Chicon Boa Morte e Catiuscia Lima que trouxeram os temas para discussão e reflexão.
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Catiuscia Lima, Anabelle B. Chicon Boa Morte e Júlia Amécia Carvalho, psicólogas
“Trabalhamos a humanização no atendimento aos pacientes, considerando as queixas, as necessidades e buscando entender a realidade do município para criarmos estratégias de solução de problemas. É um trabalho diferenciado! Parabenizamos a gestão por sair na frente contratando uma empresa especializada para alcançar melhorias no atendimento aos pacientes através do atendimento humanizado”, relatou, Anabelle Boa Morte.
Ao todo participaram 30 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde do município, sede e distritos, entre recepcionistas dos postos de saúde, secretaria e hospital. O treinamento foi voltado especialmente para os atendentes, pois são esses que fazem o primeiro contato direto com a população.
Cleiton de Jesus Tigre, é recepcionista do Hospital Isaura Chácara e não escondeu a expectativa de excelência no trabalho a partir dos ensinamentos do treinamento.
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Cleiton de Jesus Tigre, recepcionista do Hospital Isaura Chácara
“Sou recepcionista do hospital há mais de 10 anos e nunca recebemos um treinamento como esse, então acredito que vai somar muito no nosso trabalho, nos capacitando e qualificando para uma prestação de serviço melhor para a população. Quando falamos de pessoas e principalmente com problemas de saúde o atendimento cordial é essencial. Quero parabenizar a gestão por nos proporcionar momentos como estes que nos fazem crescer como profissional e também como seres humanos”, disse.
O prefeito, Calixto Ribeiro, ressalta a sua missão de cuidar das pessoas, priorizando a saúde e um atendimento de qualidade a população.
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Calixto Ribeiro, prefeito de Ibirapuã
“Não meço esforços para que as demandas sejam atendidas na área de saúde, mas acredito que além do remédio e da consulta, é preciso ofertar atendimento de qualidade. Amo cuidar das pessoas e acredito que ofertando treinamentos e capacitações como esta estou cuidando tanto dos funcionários quanto dos pacientes que ali chegam, penso que é uma via de mão dupla, todos saem ganhando”, ressaltou o gestor.
A recepcionista do Posto de Saúde da Família (PSF) de Vila Portela, Kelly Oliveira Dutra, não tem dúvidas de que de agora em diante haverá um ganho muito positivo no expediente.
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Kelly Oliveira Dutra, recepcionista do Posto de Saúde da Família (PSF) de Vila Portela
“Um curso como este é muito importante para nós recepcionistas que temos o contato direto com o público. O prefeito, Calixto, está de parabéns por mais esta ação, que com certeza irá acrescentar positivamente no nosso trabalho e também na comunidade em geral,” concluiu.
Edição: Bell Kojima