Ano letivo da rede estadual migrará para aulas 100% presenciais no dia 18 de outubro
As aulas 100% presenciais nas escolas da rede estadual de ensino vão ser retornados a partir do dia 18 de outubro. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa. A decisão pelo retorno total dos alunos para as salas de aula foi tomada após avaliação feita pelas secretarias estaduais da educação e da saúde. Foram levados em conta parâmetros como avanço da vacinação e a redução das taxas de mortalidade e de ocupação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento da covid-19, como destaca a secretaria da Saúde do Estado, Tereza Paim.
A secretaria lembra que as medidas da segurança contra a doença devem ser mantidas e informa que os testes de covid-19 estarão disponíveis caso seja necessário.
O ano letivo 2020, 2021 na rede estadual de ensino começou no dia 15 de março e migrou para o modo híbrido, com aulas semipresenciais, no dia 26 de julho para o ensino médio, e no dia 9 de agosto para o ensino fundamental. Para que isso fosse possível, as escolas da rede estadual passaram por adequações aos protocolos de biossegurança, com investimentos de ordem de 305 milhões de reais. Agora, com a volta às aulas totalmente presenciais o secretário da educação, Jerônimo Rodrigues, afirma que a palavra de ordem é responsabilidade.
O secretário ressalta que todas as medidas contra o coronavirus que já vinham sendo tomadas nas escolas vão ser mantidas agora com mais atenção.