érico
cavalcanti

Que tá engraçado tá!

13/09/2022 - 17h51

Tenho recebido mensagens, fotos, vídeos, propaganda e sei lá mais o quê, de uma deputada candidata a reeleição. Recebo nas minhas redes sociais, até sem querer recebê-las, massivamente, como se eu fosse um apoiador dessa candidata, ou me tornasse um, da noite para o dia. Nunca ouvi falar nada dessa deputada, também nunca soube o que ela fez por Teixeira de Freitas. Se ela realmente fez algo em prol do município, peço desculpas, mas até o momento ela é igual a tantos outros que aparecem por aqui nessa época. Eles desembarcam por aqui em busca de votos. Como se fossem uma espécie de colonizadores, imitando àqueles que chegaram nas caravelas, e nas mãos os penduricalhos modernos para seduzir os novos pataxós.

Quando digo que ela tá igual a todos os outros que vêm catar votos, é porque o modus operandi é o mesmo, é uma repetição do que sempre foi feito e do que sempre assisti na época de eleições. Nunca estiveram por aqui, precisam de pessoas que os ajudem a não se perder, que os ajudem a mentir quanto a resolver as necessidades que dependem do Estado, precisam de um guia para que não se percam entre os famintos e desempregados das nossas periferias e o abandono dos municípios pelos prefeitos.

Formam então um exército de cabos eleitorais, com vereadores e alguns desempregados que um dia foram vereadores e assessores de prefeitos e de prefeituras. Do exército montado por essa candidata, entre os vereadores com mandato e que podem arrumar os votos que ela quer, apenas dois vereadores. Entre os desempregados, nenhum deles vai conseguir arrumar a quantidade de votos que ela espera, com o dinheiro investido.

Meu caro cabo eleitoral, antes de ficar com raivinha, bater o pé e ficar falando besteira, veja as fotografias que estão sendo postadas por vocês, com os títulos mais engraçados: “rumo à vitória”, quando olhamos a foto as pessoas atrás são as mesmas que trabalham na campanha segurando bandeiras e distribuindo santinhos. Muda o cabo eleitoral e a cena se repete.

Um dos cabos eleitorais que não conseguiu se reeleger, não teve os votos do seu bairro, publicou uma foto da “caminhada” que ele fez no seu bairro, as pessoas todas colocadas amontoadas, são as mesmas do grupo segura bandeira. O outro publicou, este vereador de Teixeira, que ela é a “voz de Teixeira”, isso mesmo, esqueceu que ele é vereador com mandato, portanto ele sim seria “a voz de Teixeira”.

E o assessor de prefeito e ex-secretário? Eu até entendo a posição dele, mas está ridículo. E o comício que esses cabos eleitorais montaram no centro de Teixeira? Cada um levou seu grupo de segura-bandeira e mostraram para a candidata que ela, por Teixeira, tá eleita. Os pataxós, pelos dados da Fundação Nacional de Saúde, são 11,833. Que tá engraçado tá.

Por Érico Cavalcanti


Deixe seu comentário