Colunistas

Timóteo Brito será candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, pela quinta vez consecutiva

27/10/2015 - 19h32
Pensando com Coragem novo texto

Olá amigo, estamos de volta depois de pequenas férias do intelectual. Voltamos ao batente e é hora de escrevinhar para a vida melhorar, o melhor a fazer, é botar o povo pra pensar.

O processo político para 2016 está em pleno vapor; com alguns nomes já postos à disputa, outros que podem surgir. O processo entra linha de afunilamento.

Pelo menos, até agora, os seguintes nomes já foram colocados como pretensos candidatos à prefeitura de Teixeira de Freitas em 2016: João Bosco do PT, Marta Helena do PSDB, Wilsinho Brito do PP, Caio Checon do Solidariedade, Lucas Bocão do PTC, Tabajara Marques do PMDB, Tarcísio Gama do PV, Ramão Orue não sei o partido, O DEM busca um nome depois da recusa de Dr Ronei e Timóteo Brito que vai para disputa pela quinta vez consecutiva.

Timóteo Brito que já perdeu uma eleição para Wagner, duas para o Padre Apparecido e uma para João Bosco do PT, poderá ser penta, ou ganhar as eleições de forma surpreendente, se tornando um herói a exemplo de Abraham Lincoln. A história de Abraham Lincoln foi escrita assim: faliu aos 31 anos de idade, foi derrotado numa eleição para o legislativo aos 32 anos, faliu de novo em outro negócio, aos 34 anos superou a morte de sua namorada, aos 35 anos teve um colapso nervoso, aos 36 anos perdeu uma nova eleição, aos 37 anos perdeu nas eleições para o Congresso dos USA aos 43, 46 e 48 anos, perdeu a disputa para o Senado americano aos 55 anos. E só conseguiu ganhar sua primeira eleição aos 60 anos e para Presidente dos Estados Unidos.

Se tornando até hoje o maior presidente da historia dos Estados Unidos.

Se Timóteo vencer as eleições de 2016, será um ato de heroísmo. Sem falar que todas as eleições perdidas por Timóteo, exceto a de 2000 e 2008, ele figurou como favorito e sua derrota foi meio que amarga para boa parte da população.

Timóteo Brito é o único politico da história de Teixeira de Freitas, que mesmo perdendo manteve um eleitorado fiel. Eleitores de Timóteo são como torcedores de times de futebol, mesmo perdendo, eles continuam ali torcendo e incentivando, embora estando revoltado com as derrotas.

Mas com o passar do tempo muitas pessoas que eram, tradicionalmente, eleitores de Timóteo acabaram morrendo. E isso fez com que o seu eleitorado diminuísse. No entanto, ainda é o político com o maior número de eleitores fieis.

Na contra mão de eleitores fieis, Timóteo sempre obteve a maior rejeição politica de todos os postulantes com quem disputou. Porem, hoje sua rejeição não chega a um terço da rejeição de João Bosco do PT, contudo, ainda é grande e pode o levar a mais uma derrota.

O nobre candidato tem alguns fatores a seu favor: mesmo com uma boa rejeição não tem fama de ladrão, ninguém nunca conseguiu atingir a moral dele, é um grande administrador, pois mesmo perdendo quatro eleições seguidas para prefeito e de quebra uma para deputado, ele não quebrou.

É um grande negociador; sempre dedicou muito esforço em buscar de investimentos para cidade. E mesmo estando fora da prefeitura há quase 20 anos, ele ainda é o grande realizador de obras na cidade.

Cada canto de Teixeira de Freitas tem a marca de uma obra realizada por Timóteo. Obras estas que serviram para alavancar o crescimento de Teixeira. Infelizmente os políticos que vieram depois de dele não tiveram a mesma visão de investimento que ele teve e a cidade parou no tempo.

Porém, os pontos negativos do nobre candidato o acaba afastando do sonho de ser novamente o prefeito de Teixeira de Freitas.

Teixeira de Freitas hoje está parada: na última praça que Timóteo fez, no último colégio que Wagner fez, na última indústria que também foi Timóteo que trouxe. Os últimos administradores não souberam se quer estruturar a cidade e oferecer uma infraestrutura capaz de tornar mais digna a vida de seus cidadãos.

Esta maravilhosa cidade precisa de um gestor, um administrador capaz de correr atrás e conseguir administrar os problemas concernentes ela, alguém que não venda a alma para o diabo, igual fez João do PT na última eleição.

Teixeira de Freitas precisa de alguém capaz de fazer a cidade voltar a crescer, que possa trazer indústrias e investidores. E que possa administrar olhando para cidade e não para o grupo que o elegeu. Como tem feito o prefeito atual, este vendeu a cidade a empresas de fora, levando nosso comércio a falência.

Teixeira de Freitas está à beira da falência; inúmeras empresas tem fechado as portas e hoje a cidade sobrevive da sombras da construção civil. Este tem se tornado o maior gerador de empregos da cidade, no entanto, com as dificuldades de financiamento do Minha Casa, Minha Vida, a construção civil dá sinais de que também vai parar.

O que será de Teixeira de Freitas quando a construção civil parar?

Essa é uma pergunta que merece reflexão.

A única indústria que o prefeito atual trouxe para Teixeira de Freitas foi: a indústria das multas de trânsitos com radares instalados de maneira irregular, o qual prefere multar ao invés de educar os usuários de trânsito.

Eu não sei se Timóteo se encaixa no perfil de administrador o qual Teixeira de Freitas precisa, porém estamos falando de todos os nomes que foram colocados à disposição até o momento. Na próxima coluna vamos analisar o rei dos apelidos, o João Bosco do PT, João do PT, ou João das Multas como está sendo conhecido agora.

Até a próxima, se Deus quiser.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário