Assistência
social

Ibirapuã sedia encontro dos Creas da região do Extremo Sul

14/05/2019 - 16h08Por: Bell Kojima

Há algum tempo nos deparamos com um senhor já idoso morando em estado crítico, a casa estava a ponto de cair, a aparência totalmente descuidado, barba grande, roupas sujas, não tinha documentos, em total estado de abandono. Intervimos, tomamos todas as medidas cabíveis com o apoio da prefeitura e hoje ele está totalmente integrado a sociedade novamente, é uma nova pessoa, irreconhecível. Esse é só um dos tantos casos de sucesso que o Creas conseguiu intervir e mudar a vida de pessoas, conta a coordenadora do Creas de Ibirapuã, Mônica Reis de Souza.

O relato foi apresentado na Secretaria Municipal de Assistência Social durante o Encontro entre os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) dos municípios de Ibirapuã, Lajedão, Vereda e Jucuruçu. O evento voltado para os profissionais atuantes nos Creas desses municípios, foi solicitado pela superintendência de Assistência Social (SAS) e contou com a presença da socióloga e técnica de referência de acompanhamento dos Creas na Bahia, Gersivania Chaves.

Gersivania Chaves, socióloga e técnica de referência de acompanhamento dos Creas na Bahia

Buscamos trazer um apoio técnico, orientações sobre o plano de atendimento socioeducativo, de como precisa ser elaborado pelos município, sobre a nova lei 3.431/17 que trata do procedimento de atendimento as vítimas, ou seja, como proceder, como articular para melhor atender essas crianças e adolescentes e suas famílias em situação de violência. Também poder ouvir as equipes, suas dificuldades, suas metas e os objetivos alcançados, relatou, Gersivania Chaves.

O objetivo do encontro é a troca de experiências a partir da apresentação do trabalho de cada equipe no acompanhamento das famílias e/ou indivíduos no âmbito Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos em Situação de Violação de Direitos (PAEFI).

Além disso, o encontro visa também oportunizar espaço para esclarecer dúvidas e/ou dificuldades que as equipes tem vivenciado no cotidiano do trabalho, relatos de experiências de sucesso em relação a articulação de rede, mobilização social e afins.

Para a secretária de Assistência Social, Leda Pinho, é motivo de alegria o município ser escolhido para uma capacitação de Creas.

Leda Pinho, secretária de Assistência Social

Hoje tenho certeza que a parte técnica da secretaria vai estar muito mais qualificada, a vinda de um técnico de Salvador para capacitação e discussão com os municípios menores é muito importante e só acrescenta no desenvolvimento do nosso trabalho. Para municípios menores que ficam a tantos quilômetros de distância da capital é muito difícil o deslocamento de toda a equipe para uma capacitação, por isso considero muito importante esse evento, onde toda a equipe participa e sendo uma quantidade menor de municípios juntos é bem mais proveitoso para todos, narra, Leda, que ainda agradeceu o apoio do prefeito, Calixto, que não mede esforços para o avanço do município e realização de mudanças na vida das pessoas.

O encontro reuniu toda a equipe do Creas, como psicólogas, assistente social, secretária de Assistência Social, coordenadoras e assistência jurídica dos municípios.

O trabalho do Creas no município de Ibirapuã tem sido muito importante no combate e proteção dos direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas em condições de vulnerabilidades. Em relato a coordenadora, Mônica Reis de Souza, a assistente social, Nilcilene Fontes Andrade de Castro Alves, e a psicóloga, Elizete Rodrigues de Oliveira, contaram que dentre tantos casos que chegam até o Creas alguns deixam elas muito felizes, pois ver as pessoas sendo cuidadas e tendo suas vidas e dignidade restauradas é algo muito gratificante.

“Todos os dias chegam até nós inúmeros casos, e buscamos sempre dar o suporte, o apoio e os cuidados necessários as essas pessoas, que tem suas vidas afetadas de forma tão bruscas. São casos de abuso sexual contra menores, contra idosos, abandonos de familiares, extorsão e tantos mais que nos deparamos todos os dias, mas a alegria de poder ajudar e ver a superação dessas pessoas é a recompensa do nosso trabalho”, descreveu a equipe do Creas Ibirapuã.

A implantação do Creas no município de Ibirapuã foi uma iniciativa da gestão do prefeito, Calixto Ribeiro, e é um dos motivos de orgulho para o gestor.

“Implantar o Creas foi uma iniciativa muito acetada que fizemos no nosso governo para atender a necessidade de quem mais precisa, porque essas pessoas que já tem seus direitos violados o Creas é um amparo a mais para que elas se restabeleçam na vida e isso é cuidar de pessoas, que é o que mais gosto de fazer”, disse Calixto Ribeiro.

Edição: Bell Kojima



Deixe seu comentário