Acidente

Mais uma casa é incendiada em Ibirapuã após pico de energia da Coelba

22/02/2019 - 10h48

Os moradores de Ibirapuã no Extremo Sul da Bahia, tem vivido momentos de tensão e medo com os serviços prestados pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que pertence ao grupo Neoenergia, empresa privada responsável por toda rede elétrica do Estado.

Pela segunda vez em menos de um mês, casa volta a ser incendiada após pico de energia; a primeira casa teria sido incendiada no dia 24 de janeiro, após uma queda de energia. Já no início da tarde de quarta-feira, 20 de fevereiro, quando o município viva um momento de festa com a inauguração da Escola CPM Souza Mendes – que dará uma nova realidade a Educação do município, por se tratar de um modelo de educação diferenciado -, os munícipes ficaram assustados com mais um incêndio.

Informações dão conta que no incêndio do dia 24 de janeiro o morador teria perdido cerca de 50% ou mais da sua residência, além de perder todos os móveis, roupas e eletrodomésticos que estavam no interior do imóvel.

Nesta quarta-feira, a vítima identificada como, Merivaldo da Silva, que é pedreiro, ficou desolado ao ver sua casa totalmente destruída pelo fogo.

Relatos de moradores vizinhos a Merivaldo dão conta que após mais um pico de energia, quando a energia voltou eles teriam sentido o cheiro de queimado vindo de dentro da residência, como o pedreiro estava trabalhando, os vizinhos arrombaram a porta e tentaram conter o incêndio, no entanto, os esforços foram em vão, já que com a alta temperatura que estamos enfrentando, o fogo se alastrou rapidamente.

Além dos dois moradores que perderam suas casas, outros moradores têm perdido eletrodomésticos como geladeira e outros itens.

A informação é que a energia vai embora e quando volta, é com uma voltagem muito superior ao suportável e isso tem causado inúmeros prejuízos à população.

Em contato com pessoas ligadas à gestão municipal de Ibirapuã, fomos informados que a Prefeitura Municipal tem feito de tudo para encontrar uma solução junto à Coelba, que tem se recusado a ouvir o município.

Nos próximos dias a gestão Calixto Ribeiro, tentará uma nova reunião com os responsáveis pela gestão da Companhia para tentar resolver, caso não seja ouvido, o município estuda a possibilidade de tomar medidas drásticas contra a Coelba.

NOTA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAPUÃ

A Prefeitura de Ibirapuã vem à público informar, que não concorda com a qualidade do serviço da Coelba que vem sendo oferecido ao município e, que as providências cabíveis estão sendo tomadas. 

Informamos ainda que para mudar essa realidade precisamos do apoio da população, com registros de boletins de ocorrências na delegacia e reclamações através do 0800 071 0800, dos prejuízos obtidos em função da queda ou pico de energia.

É fundamental que todas as vítimas façam esse procedimento e entregue na prefeitura as cópias do BO, bem como o protocolo de reclamação da Coelba.


Por Jotta Mendes/Repórter Coragem

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

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