Cras

Prefeitura de Ibirapuã fomenta emprego e renda através do curso de Corte e Costura ofertado pelo CRAS

19/08/2019 - 13h27Por: Bell Kojima

Roselena Andrade Nascimento

Foi muito bom! Depois de aposentada ficamos em casa paradas sem nada pra fazer e procurar uma atividade como esta para ocupar o tempo é maravilhoso. Aprendi tudo aqui e hoje já estou vestindo esse vestido que eu mesma confeccionei. Se tiver procura por serviços de costureira eu vou fazer e assim complementar minha renda também, além de costurar para minhas netas”, disse Roselena Andrade Nascimento, 62 anos, uma das alunas que concluiu o curso de Corte e Costura ofertado pela Prefeitura Municipal de Ibirapuã.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ibirapuã realizou na noite da última quarta-feira, 14 de agosto, a formatura da oficina gratuita de Corte e Costura, oferecida pela prefeitura municipal através da Secretaria de Assistência Social do município.

O evento aconteceu na Secretaria de Assistência Social e contou com a presença da equipe da secretaria, vereador Janderson, coordenadoras dos programas sociais, alunas da oficina e seus familiares.

Durante o evento foi realizado um desfile das alunas vestindo roupas confeccionadas por elas durante a oficina e ainda a exposição de trabalhos realizados durante o período de curso, tais como becas confeccionadas para as escolas municipais pelas participantes desse projeto.

Rosalina de Oliveira Tesch, facilitadora da oficina

Ser facilitadora desse projeto é muito gratificante, e hoje ver a formação dessa turma é sem dúvida uma realização, vejo a alegria e vibro com minhas alunas a cada conquista alcançada durante esse período que caminhamos juntas”, disse a facilitadora da oficina, Rosalina de Oliveira Tesch.

A oficina tem como principal objetivo a interação e formação de laços de amizades entre pessoas com alguma vulnerabilidade, estreitando assim os laços e proporcionando a essas uma nova atividade para ocupação do tempo ocioso, por atender em sua maioria pessoas idosas que já não estão mais no mercado de trabalho, mas também proporcionar mais uma fonte de renda para aquelas que necessitam.

Tamires de Jesus Rodrigues Leal, coordenadora do CRAS

Essas mulheres sairão daqui com uma atividade a mais nas suas bagagens, tanto para ser usada como distração e ocupação do tempo ocioso como também para o mercado de trabalho, nosso principal objetivo é proporcionar melhoria de vida para essas mulheres, independente de qual área ou faixa etária ela se encaixe”, diz a coordenadora do CRAS, Tamires de Jesus Rodrigues Leal, aproveitando para agradecer a secretária de Assistência Social, Leda Pinho, por todo empenho e dedicação para com o projeto, como também ao prefeito Calixto Ribeiro.

Com duração de 6 meses a oficina formou nesta noite 16 alunas, com idades a partir de 18 anos. Durante a solenidade foi entregue os certificados de conclusão do curso e uma pequena lembrancinha para cada aluna.

Para Raquel Gomes da Silva, 64 anos, esse projeto foi muito importante na sua vida, pois é uma oportunidade de aprender e interagir com outras pessoas.

Raquel Gomes da Silva

Foi maravilhoso, quero voltar no próximo ano e aprender ainda mais. Entrei para aprender a costurar e confeccionar minhas próprias roupas, estou saindo muito feliz e satisfeita, com certeza atingi o objetivo, as aulas eram muito alegres e divertidas. A palavra que define sem dúvida esse momento é gratidão”, disse.

O projeto é totalmente custeado pela prefeitura municipal, todo o material usado nas oficinas, desde as máquinas de costura até linhas, agulhas e tecidos são ofertados para confecção e aprendizagem das participantes durante as aulas.

Como gestor espero ofertar melhor qualidade de vida para nossa população, oferecendo mais oportunidades por meio de cursos como este que irá acrescentar de forma positiva e agregar mais conhecimento e aprendizado na vida dessas mulheres”, ressalta o prefeito Calixto.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário