Educação

MEC anuncia 80 vagas para o curso de medicina em Teixeira de Freitas

06/06/2012 - 20h26

O ministro Aloizio Mercadante, da Educação, acaba de oficializar em Brasília a criação de quatro novos cursos federais de medicina na Bahia. De acordo com Mercadante, serão contempladas a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), em Barreiras, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, com 80 vagas cada.

Também consta na lista do MEC a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com sede em Paulo Afonso, que terá mais 40 vagas e a Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Santo Antônio de Jesus, com 60. No total serão 260 novas vagas em medicina.

Além da confirmação das 80 vagas para Teixeira de Freitas, a população teixeirense comemorou bastante a notícia do MEC, que estabeleceu o final de 2013, como prazo limite para que os cursos estejam devidamente implantados. Em nota, o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, disse que o anúncio do MEC “irá facilitar sobremaneira a expansão da rede de assistência à população baiana”.

Como já havia adiantado o Teixeira News o campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, vai concentrar cursos na área de saúde e além de medicina, ainda vai disponibilizar enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, farmácia e bioquímica.

Reitoria em Itabuna

Ao contrário do que chegou a ser cogitado recentemente, a sede da UFSBA vai ficar mesmo em Itabuna, tanto que um terreno com cerca de 200 hectares às margens da rodovia BR-101, a três quilômetros do centro da cidade grapiúna, recebeu a visita da comissão que elabora o projeto de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia. A área foi oferecida pelo município ao Ministério da Educação como possível sede da futura Reitoria.

Em Teixeira de Freitas e Porto Seguro ainda não aconteceu nenhuma discussão em torno dos locais onde deverão ser construídos os dois pólos. Em Teixeira de Freitas há uma expectativa que o campus seja construído às margens da rodovia BR-101, nas proximidades de onde já funcionou a antiga EMARC.

Fonte teixeiranews


Deixe seu comentário