Destaque

Baleia jubarte de 11 metros encalha em Alcobaça

30/06/2015 - 17h26
Baleia Jubarte

Uma baleia jubarte encalhou na praia de Alcobaça (BA) na manhã de segunda-feira, dia 29 de junho, e já estava em estado avançado de decomposição, quando foi avistada por moradores e turistas.

A equipe do Sulbahianews entrou em contato com o Instituto Baleia Jubarte, que tem a sede em Caravelas (BA), e fomos informados que é normal nessa época do ano iniciar o aparecimento desses animais nessa área considerada o “Banco dos Abrolhos”.

De acordo com o Instituto, as baleias procuram essas praias para o acasalamento, por serem águas quentes, ideais para reprodução da espécie. A época normal do acasalamento dura de julho a novembro, mas é possível ver as baleias nos meses próximos a essa data.

Baleia Jubarte2

O Sulbahianews conversou por telefone com a equipe de biólogos responsáveis pelo socorro e retirada do animal, eles informaram que a carcaça do animal tem 11 metros e pelo tamanho do crânio dá para identificar como sendo um animal adulto. Também nos disseram que a barriga da baleia jubarte já havia sido comida por tubarões.

Os biólogos falaram que não tem marcas de violência humana na morte do animal. E pelo estado avançado de decomposição, não tem como identificar a causa da morte.

Baleia Jubarte3

Até o fechamento dessa matéria, por volta das 10 horas da manhã, o Instituto Baleia Jubarte ainda estava na praia e aguardava a chegada de maquinários da Prefeitura Municipal de Alcobaça para a retirada do animal, e para enterrar a baleia. Pelo fato da maré ter subido, provavelmente, a baleia será retirada na manhã da terça-feira (30), disse biólogos.

Fonte Sulbahianews


Deixe seu comentário