Bruno
barbosa

Bruno Barbosa fala de ações voltadas às pessoas autistas no município e aborda caso de óbito ocorrido na UMMI

10/04/2024 - 21h50

Na Sessão Ordinária dessa terça-feira (9), excepcionalmente presidida pelo vice-presidente Marcelo Teixeira, o vereador Bruno Barbosa falou sobre sua participação em ações voltadas à causa de pessoas autistas no município, além de abordar problemas relacionados à saúde pública de Teixeira de Freitas.

Ao iniciar seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o vereador destacou a presença do diretor do campus do IFBAIANO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), Sr. João Botton, ressaltando a importância da instituição para o fortalecimento da educação em Teixeira de Freitas. Bruno também comemorou os novos cursos de Engenharia Florestal e Administração, que serão ofertados pelo instituto na cidade.

Na sequência, o vereador falou sobre sua participação, juntamente com os vereadores Marcelo Teixeira e Mateus Guerra, em uma caminhada referente ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado neste mês de abril. Além disso, Bruno ressaltou que foram realizadas rodas de conversas com as famílias de pessoas autistas, e as demandas ouvidas já foram apresentadas ao prefeito municipal, que, de acordo com o vereador, mostrou-se receptivo e sensível à causa.

Inclusive, sobre o tema, Bruno trouxe para deliberação nesta noite, a Indicação Nº 0085/2024, em que sugere ao Executivo que realize a compra do medicamento Risperidona Líquido, para atender às crianças autistas no munícipio, menores de cinco anos, e a distribuição, também, de ansiolíticos e antidepressivos nas unidades básicas de saúde de Teixeira de Freitas.

Outro ponto discutido pelo vereador foi o recente falecimento de uma paciente teixeirense na UMMI (Unidade Municipal Materno Infantil), caso que ganhou ampla repercussão na cidade. Bruno informou que protocolou ofício junto ao diretor do hospital, bem como na Secretaria de Saúde, buscando explicações sobre a possível responsabilidade da maternidade pública na causa do óbito. O documento também pede uma reunião com a equipe médica, para que apresentem laudos técnicos e exames da paciente.

Concluindo seu discurso, o parlamentar afirmou que o respeito à família enlutada pela morte da paciente deve ser prioridade no processo de busca por esclarecimentos, e acrescentou que a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) só poderá acontecer caso os órgãos se neguem a responder o referido documento protocolado.


Deixe seu comentário