Ferrovias
Transferência da administração de ferrovias mineiras para a iniciativa privada é passo importante para a reativação da Bahia-Minas
Mais um passo importante foi dado para a reativação da Ferrovia Bahia-Minas, com o governo de Minas Gerais autorizando a transferência da administração de 19 ferrovias estaduais para a iniciativa privada.
A boa notícia para os baianos, em especial, os moradores de Caravelas, é o transporte pela linha Araçuaí-Teófilo Otoni-Nanuque/MG com cargas para o embarque no porto de Caravelas/BA.
A reativação da Ferrovia Bahia-Minas reacende a esperança dos anos áureos, quando os trens transportavam progresso e desenvolvimento. Tamanha expectativa tem uma explicação. Com a sobrecarga do transporte rodoviário, precariedade das rodovias brasileiras e o preço dos combustíveis nas alturas, a utilização da rede ferroviária pode reduzir a pressão dos preços e dos custos das empresas e promover o próprio desenvolvimento econômico do país.
Além disso, o governo mineiro ainda tem a expectativa de reforçar os cofres públicos com quase R$ 27 bilhões de reais, pela exploração das ferrovias em contratos com validade de 25 a 99 anos. E tem mais, segundo Romeu Zema (Governador de Minas Gerais), a exploração de linhas de menor extensão, conhecidas como “shortlines”, pode gerar mais de 370 mil empregos.
E é numa parte desses empregos que o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, está de olho para promover a geração de oportunidades e renda aos caravelenses. Para ele, “a reativação [da Ferrovia Bahia-Minas] consagra os esforços para aumentar a oferta de empregos e de uma vida melhor para muitos caravelenses”, destaca.
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