Destaque

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas garante em nota funcionamento dos serviços essenciais

08/11/2016 - 19h46
saude

A secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas acaba de publicar uma nota pública com informações acerca da suposta suspensão de serviços no município. A mesma esclarece que os movimentos de redimensionamento de equipes e serviços de saúde ocorridos recentemente, em nenhuma hipótese acarretarão em fechamento de serviços à população. “Informamos que nenhuma das 42 Unidades Básica de Saúde (ESF) será fechada, ou terão os seus atendimentos suspensos. Houve uma readequação de carga horária no quadro funcional para o mês de novembro de algumas unidades no que se refere ao atendimento médico, não afetando as necessidades prioritárias de atendimento das unidades básicas de saúde”, relata.

A Secretaria esclarece também que as Unidades Hospitalares e a UPA não sofreram nenhuma alteração, mantendo os seus serviços e atendimentos normais. “A UPA e o Hospital Municipal continuam com o seu corpo clínico completo 24 horas por dia, sendo: 3 médicos plantonistas, 1 intensivista, 3 ortopedistas, 2 cirurgiões, 3 anestesistas, e os especialistas que ficam de sobre aviso (cirurgião cardíaco, neurocirurgião, gastroenterologista , cirurgião geral, otorrino, urologista e cardiologista), bem como oferecendo todos os exames necessários de apoio de diagnostico (laboratoriais, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia)”, ressalta.

A nota ainda informa que os serviços de oncologia continuam em atividade, contando com 3 mastologistas, um cirurgião torácico, um hematologista, três cirurgiões, dois urologistas, um cirurgião de cabeça e pescoço e dois oncologistas clínicos. “Lembrando que os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, 03 leitos de semi-intensiva e as cinco salas cirúrgicas estão em funcionamento, ressaltando ainda que temos atualmente, um dos melhores parques de equipamentos médicos do interior da Bahia, oferecendo toda a infraestrutura necessária para a qualidade do atendimento”.

“A Unidade Municipal Materno Infantil – UMMI, atualmente conta com 2 pediatra plantonistas, 2 obstetras, 24 horas por dia, mantendo os 10 leitos de UTI Neonatal, 2 salas cirúrgicas e todos os equipamentos e profissionais especialistas de apoio diagnóstico em pleno funcionamento”, diz.

“Em relação ao serviço móvel de urgência – SAMU, informamos também que as dificuldades relacionadas à manutenção das ambulâncias foram parcialmente sanadas, restando a liberação de apenas uma unidade, prevista para a próxima quinta-feira. Até lá, a mesma será substituída pela Unidade de Urgência e Emergência da UPA. Durante o período em que as mesmas estavam em manutenção, foi disponibilizada uma unidade de UTI móvel, locada, bem como ambulâncias comunitárias para ajudar no suporte do atendimento. O que demostra empenho e destreza da gestão municipal em manter os serviços em funcionamento, sem perda para a comunidade”, afirma.

E completa: “Todo o processo de redirecionamento realizado por essa secretaria foi motivado pela atual conjuntura financeira do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, que passam por dificuldades financeiras com relação ao financiamento e repasse para os municípios. Atualmente os Governos Federal e Estadual possuem parcelas em atraso de custeios de serviços, inclusive algumas delas, desde os anos de 2014, o que nos obrigou a tomar medidas de ajustes financeiros e administrativos, tendo em vista o final desta gestão.

Mesmo enfrentando essas dificuldades, construímos um cronograma de pagamento para os profissionais médicos e prestadores ambulatoriais, onde a preocupação estar em principalmente em honrar com os nossos compromissos”.

“Recentemente foram quitadas as parcelas da Atenção Básica que venceram em setembro e outubro e até o final desta semana estaremos quitando a parcela do SAMU vencida em outubro e o retorno da carga horária médica das Unidades Básicas de Saúde no mês de dezembro”, finaliza o documento datado de 8 de novembro de 2016.


Deixe seu comentário