Destaque

Secretário de Saúde, Hebert Chagas, consegue transferência do bebê de Itanhém para Itabuna

01/04/2020 - 14h42Por: Edelvânio Pinheiro/Água Preta News

Sensibilizado, o secretário da Saúde de Teixeira de Freitas, Hebert Fernandes Chagas, acaba de comunicar em seu perfil no Facebook que conseguiu a transferência do bebê de Itanhém para a cidade de Itabuna.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O caso

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Um bebê de apenas 3 dias pode pegar uma infecção e morrer a qualquer momento no Hospital Maria Moreira Lisboa, em Itanhém. Ele nasceu no último domingo, 29 de março, com um problema congênito, em forma de uma ferida gigante que cobre as nádegas e quase toda a região lombar, além de aparente deficiência nos pés. Com fortes dores, a criança demonstra sinal de incômodo e se amamenta com dificuldade, de acordo com familiares.

A mãe, Jaíne Alves da Silva, 19 anos, mora com o marido, que é vaqueiro, numa fazenda no município, próximo à Vila Resende.

A avó da criança, dona Altina Alves da Silva, 54, é moradora do bairro Monte Santo. Com sérios problemas financeiros, ela sobrevive com apenas R$ 400 que recebe do Bolsa Família. Foi ela que, desesperada, procurou a reportagem do “Água Preta News” para que, através de uma reportagem, alguém tomasse providência junto aos órgãos públicos. A entrevista pelo WhatsApp teve que ser feita através da gravação de áudio porque dona Altina é analfabeta.

Minha situação não dá nem para levar a merenda pra minha filha no hospital e estou muito preocupada com situação dessa criança, que chora todo dia, não está mamando e pode morrer com aquela ferida”, contou.

A reportagem fez contato com a direção do hospital, que informou “que assim que saiu da sala de parto o médico verificou o problema e pediu a transferência para a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), [em Teixeira de Freitas], mas daquele momento até hoje se renova o pedido da transferência e até a presente hora não chegou a autorização”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Imprensa se sensibilizou com bebê 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Jornalistas e radialistas, sensibilizados com a situação, lutaram para conseguir a transferência da criança. Praticamente todos os portais de notícia publicaram reportagem, mostrando como a criança, ao nascer, já teve que lutar contra o tempo pela sobrevivência. As rádios, de igual forma, têm noticiado o fato para chamar a atenção das autoridades.

Uma foto tirada logo após o nascimento, que teve a publicação autorizada pela família, viralizou nas redes sociais, sensibilizando os internautas, que passaram a fazer críticas ao sistema de saúde do município de Itanhém.

Galeria de fotos

ver todas (2)

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário